GPMJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

GPMJ

GRUPO DE PESQUISA E MODELISMO JAHÚ
 
InícioÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 JEEP KAISER

Ir para baixo 
AutorMensagem
EXCALONADO
Admin
EXCALONADO


Mensagens : 25
Data de inscrição : 24/10/2009
Idade : 48
Localização : JAU

JEEP KAISER Empty
MensagemAssunto: JEEP KAISER   JEEP KAISER Icon_minitimeSeg Nov 09, 2009 8:12 pm

--------------------------------------------------------------------------------
KAISER M715 1968 - MADE IN USA - HISTÓRIA


A versão militar da Kaiser Gladiator denominada Kaiser-Jeep M-715 não é um veículo comum no Brasil. Quatorze delas vieram para o Brasil em 1970 para integrar o Serviço Geodésico Interamericano (IAGS). Foram utilizadas em levantamentos cartográficos, principalmente no Pará e Mato Grosso e em 1972 foram doadas ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para seus censos populacionais.

Sua operação normal era muito onerosa, principalmente em função do elevado consumo de combustível, razão pela qual esses veículos sempre estiveram em bom estado. O IBGE leiloou 13 dos M-715 em 1990 e a unidade restante em 1999.

Chegaram ao Brasil, também, outras unidades (aproximadamente 20) adquiridas pelo Exército Brasileiro. Durante quase 4 anos de produção, foram fabricadas pouco mais de 20 mil unidades.

Desenvolvido na metade dos anos 60, o utilitário de vocação militar foi criado a partir da picape civil Gladiator. Surgiu para concorrer com um modelo similar fabricado pela Dodge (a picape M-37).

E a Gladiator, por sua vez, foi produzida a partir da Wagoneer, uma perua familiar típica. O centro do capô mais alto e o espaço para quatro faróis já eram características marcantes do modelo, mesmo antes de ser militarizado.




Entre as adaptações para o exército estavam o painel mais completo e abas para alargar os pára-lamas. A grade da versão civil foi eliminada por causa da utilização de um quebra-mato que protegia toda a dianteira.



A M715 foi bastante empregada no transporte de tropas norte-americanas durante a Guerra do Vietnã. O primeiro lote (cerca de 10 mil unidades) teria sido entregue ao exército em 1967.



Por causa de sua capacidade de carga, foi apelidada de Five Quarter (cinco quartos de tonelada, ou 1.250 kg). Outras três derivações militares foram produzidas: M725, uma ambulância; M724, carro para manutenção em campo; e M726, para reparos em linhas telefônicas. O motor empregado era um seis-cilindros de 230 polegadas cúbicas, ou 3.800 cm3.

FOTOS DO JEEP DE PRORIEDADE DO MEU AMIGO LÉO

JEEP KAISER Getatt10
JEEP KAISER Getatt11
JEEP KAISER Getatt12
Ir para o topo Ir para baixo
http://artigosmilitares.lojapronta.net/
 
JEEP KAISER
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O INDESTRUTIVEL JEEP

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
GPMJ :: MILITARIA :: MODERNOS-
Ir para: